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CRISE DE IMAGEM. Entenda como essa situação pode afetar uma marca



O que é crise de imagem ?


Em marketing, chamamos de crise de imagem quando uma marca enfrenta uma situação negativa que vai gerar uma grande repercussão em seu público alvo. Nessas situações, a marca - seja ela uma empresa, uma pessoa ou uma instituição - não consegue controlar num primeiro momento a onda de sentimentos negativos que aquela situação está provocando nas pessoas. E se a marca demorar a tomar uma atitude, essa grande onda negativa pode gerar resultados ainda piores.

A crise de imagem pode acontecer de uma ação realizada pela própria empresa - por exemplo - quando uma marca tem uma linha de produto com defeitos. Mas a crise também pode acontecer sem o controle da empresa, de maneira indireta - por exemplo - quando algum artista que faz propaganda para uma marca é visto executando uma ação negativa na sua vida privada.


A CBF VAI MUDAR A COR DA CAMISETA DO BRASIL? Um exemplo atual de crise de imagem

Não foram apenas os prédios dos Três Poderes de Brasília que sofreram um duro atentado no dia 08 de janeiro de 2023. Um outro símbolo nacional também foi duramente prejudicado: a amarelinha, a camiseta da seleção brasileira de futebol. E esse fato gerou uma grande questão para ser debatida pela CBF. Fotografada, transmitida e compartilhada nas milhares de fotos e vídeos que foram feitos em Brasília, a camiseta do time do Brasil ficou fortemente associada a um acontecimento de repercussão negativa. E essa associação criou, assim, um sentimento de aversão em boa parte dos brasileiros diante desse símbolo que já foi tão querido. Neste momento, a CBF já está planejando uma reunião com a Nike para estudar quais medidas poderão ser tomadas para reverter essa imagem negativa da camiseta. A construção de uma imagem forte de marca é um processo lento e que pode custar anos de investimento. Símbolos, cores, mascotes e campanhas são criados e trabalhados infinitas vezes até chegar ao tão esperado momento: quando os consumidores memorizam e estimam aquela marca. Por esse motivo, alterar a cor da camiseta que é símbolo do esporte mais popular do Brasil é uma questão extremamente difícil. Por mais que a troca da cor da camiseta oficial seja uma das opções para contornar essa crise, a CBF certamente irá analisar também outras formas de alterar a percepção dos brasileiros, como através de campanhas que podem trazer de volta os sentimentos positivos em relação à amarelinha. Os profissionais de branding e marketing que irão auxiliar a CBF sabem que não estão lidando apenas com um objeto ou uma cor - mas que estão mexendo com um símbolo precioso do povo brasileiro. Gerenciamento de crise - 3 MEDIDAS DO QUE FAZER DIANTE DE UMA CRISE DE IMAGEM DE MARCA

Apesar da crise de imagem ser um acontecimento negativo, se ela for bem administrada e solucionada, ela poderá reverter em apoio e admiração dos clientes e stakeholders. Veja 3 atitudes essenciais:

  • Entenda bem o problema antes de formular uma resposta e criar uma estratégia.

  • Após ter uma resposta clara sobre o problema, explique para todos os departamentos da empresa. Todos os colaboradores devem ter a mesma resposta.

  • Crie um plano de comunicação para divulgar a resposta e as atitudes da empresas que foram criadas para solucionar a crise


Artigo escrito por Bruno Henrique M. S. - especialista em marketing e fundador da BH11. Conteúdo exclusivo BH11






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